Portal do Festival de História
américo antunes
A secretária de Cultura de Diamantina, Márcia Betânia (primeira à esquerda), coordenou a reunião de largada do 5º fHist.
Temas do 5º Festival de História em Diamantina começam a sair do forno
Autor(es)

Narrativas históricas em tempos de internet e mídias sociais; História da escravidão no Brasil; Imagens e representação do povo negro na História; a Universidade de Coimbra e a Inconfidência Mineira; Migrações contemporâneas: muros ou portas; DNA das migrações na História da alimentação brasileira; e Fronteiras da História, notícias e fake news são alguns dos temas propostos para as oito mesas de debates, conferência e aulão do 5º Festival de História (fHist) que acontecerá em Diamantina (MG) entre os dias dois e cinco de outubro.

As sugestões foram apresentadas na reunião de largada do 5º fHist, realizada na Secretaria de Cultura e Turismo da cidade mineira no último dia oito de fevereiro e que contou com a participação de representantes do curso de História da UFVJM, da Casa da Glória do IGC/UFMG, do IPHAN, do Museu do Diamante/IBRAM, da Secretaria Municipal de Educação e da organização do Festival.

Além das atividades da "Tenda da História", foram discutidas também sugestões de temas para os mini-cursos e oficinas do fHist. Entre os mini-cursos, sugeriu-se a realização de um sobre Saberes e sabores da cozinha histórica mineira e outro sobre Fotografia de rua. Quanto às oficinas, as propostas foram as de realização de uma sobre o Dossiê Diamantina Patrimônio Mundial - documento histórico que levou ao reconhecimento internacional da cidade pela UNESCO há 20 anos - e outra de Fotografia para mulheres.

A realização de concursos de desenho e redação para alunos do ensino fundamental e médio sobre o tema dos 20 anos de inscrição de Diamantina na Lista do Patrimônio Mundial e a criação de espaço acadêmico para comunicações de pesquisas por universitários foram outras sugestões apresentadas durante a reunião que iniciou ainda a discussão sobre a programação de atividades artísticas e musicais do Festival de História em outubro.

Curadoria colaborativa

A exemplo das edições passadas, o 5º fHist terá um modelo de curadoria compartilhada com as instituições parceiras, sob a supervisão de uma equipe de historiadores. No próximo dia cinco de abril, haverá a segunda reunião preparatória na Secretaria de Cultura em Diamantina e todos os interessados podem apresentar sugestões de temas e atividades do Festival pelo e-mail contatofhist@gmail.com.

Realização da Stratégia e da Nota Comunicação, o 5º Festival de História conta com o patrocínio de Furnas Centrais Elétricas e apoio da Cemig, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

fonte:
FALE CONOSCO
contatofhist@gmail.com
REALIZAÇÃO